terça-feira, 11 de setembro de 2007

Rumo aos trilhos de Paranapiacaba


Por Fernanda Lúcia


No último dia 4, a Universidade Imes contou com mais uma apresentação de vídeo-documentário dos alunos do quarto ano de jornalismo. Intitulado Estação Final: Paranapiacaba , a obra mostra a decadência e a importância da malha ferroviária do vilarejo de Santo André.“No documentário, há uma oportunidade de conhecer a história desta vila e sua atual situação”, conta Diego Garutti, integrante do grupo, no qual é formado também por Renata Sanches, Fernando Pioli, Rafael Akiyama e Edson Fonseca.

Idealizado no formato Eduardo Coutinho (documentarista renomado), o projeto busca a partir de depoimentos trazer a reflexão diante a precarização da ferrovia, em que ganha destaque no segundo bloco com relatos de ex-trabalhadores. Benedito Oliveira, por exemplo, é um dos depoentes abordados na passagem por reclamar sobre a ausência do transporte no vilarejo.

Segundo o ex-ferroviário, seus filhos não terão oportunidade de seguir carreira na profissão. Já que depois da privatização, a empresa, MRS Logística, responsável hoje pelo transporte usa os trilhos apenas para transporte e cargas.

O trabalho com estréia prevista para outubro será apresentado no auditório da própria universidade, localizada na Avenida Goiás, 3400.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom texto.

no qual é formado também = rever