sábado, 15 de setembro de 2007

Entre Deus e os homens





Cristina Abel


a tentativa de entender melhor o que é clausura religiosa e como é a vida das pessoas que escolheram esse caminho para trilhar, os estudantes de jornalismo da Universidade Imes se dedicaram durante o último ano de curso a desvendar o assunto.

Como trabalho de conclusão o grupo decidiu produzir um programa de rádio com reportagens especiais sobre clausura religiosa com o intuito de apresentar o tema e contar as mais de 25 histórias diferentes que coletaram, além da visão social e psicológica de profissionais. De acordo com o trabalho, existem no Brasil, além do Catolicismo, mais cinco religiões que praticam a clausura (Anglicanismo, Hinduísmo, Budismo, Ortodoxismo e Candomblé).

Mas enquanto para alguns dos entrevistados a clausura é a paz que precisavam para viver, para outros ela se tornou um sacrifício, como é o caso do jovem Danillo Toledo, que abandonou o mosteiro de São Bento três anos após sua decisão de se enclausurar.

Segundo os formandos, este seria o primeiro trabalho a tratar do tema incluindo mais de uma religião, pois todos os outros focam somente em uma doutrina.

A estréia oficial da série de reportagens especiais “Do outro lado do muro – A clausura” nas religiões será em outubro na própria universidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem seriam os autores do trabalho?