terça-feira, 11 de setembro de 2007

A lenda de uma vila

Entre a beleza e a denúncia do abandono os estudantes de Jornalismo da Universidade IMES, Edson Fonseca, Fernando Pioli, Rafael Akiyama, Renata Sanches e Diego Fuzo, apresenta seu tema de conclusão de curso: Estação Final - Paranapiacaba. Um documentário que retratará o descaso com as ferrovias. Dividido em blocos o primeiro retratará a história da vila, o segundo a decadência e no terceiro bloco o que pode ser uma saída encontrada pela cidade de Santo André para o destino de Paranapiacaba: o turismo. "Alguns moradores são contra, eles não querem o turismo, ainda pensam que lá é uma vila ferroviária", conta Renata Sanches.

Entre um trilho e outro os alunos tentam captar imagens do passado. O que mais atrapalha é o tempo: "Tivemos que voltar para filmar várias vezes porque quando começava a neblina não se via nem um palmo a frente", conta Diego Fuzo. Para realizar as entrevistas foram entrevistadas uma representante da comunidade, uma poetisa e artesã, nove historiadores, entre eles cinco ex-ferroviários.

A dificuldade encontrada foi encontrar matérias de jornais e imagens da época. Mas a arquitetura inglesa e a paisagem compensam o esforço. Algumas curiosidades até sobre futebol com influências da Inglaterra podem ser encontrados em Paranapiacaba.

"A Associação Brasileira de Proteção da Ferrovia está lutando para preservar a história da ferrovia, toda a tradição, o que aos poucos está se perdendo com o turismo, e as trilhas", conta Rafael Akiyama.

Embarque neste trem e venha desvendar a vila! Em outubro o documentário será apresentado para o público no teatro da Universidade IMES.

Cláudia Cristina Paz da Silva

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordância: os estudantes de Jornalismo da Universidade IMES, Edson Fonseca, Fernando Pioli, Rafael Akiyama, Renata Sanches e Diego Fuzo, apresenta...

Reescrever: Para realizar as entrevistas foram entrevistadas...

Idem: A dificuldade encontrada foi encontrar matérias...