sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Retratos da realidade

Revista idealizada por estudantes de jornalismo traz o texto literário como nova opção de leitura

por Rafael Lopes

Alunos do quarto ano de Jornalismo do Imes (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) apresentaram a última terça-feira, dia 25, uma nova proposta de revista como projeto de conclusão de curso. A revista “Retratos” tem como inspiração a revista Realidade, que foi um marco do jornalismo brasileiro, e traz como principais atrativos estilos jornalísticos pouco usados atualmente, o jornalismo literário e o gonzo jornalismo. Tornando os textos mais envolventes e com uma pesquisa aprofundada.
A proposta despertou o interesse das pessoas que assistiam à apresentação e não faltaram perguntas aos idealizadores da revista. Também não faltaram histórias interessantes sobre o processo de produção das matérias. Um exemplo foi o caso da integrante do grupo Carla Quintino, que passou o dia em um necrotério para escrever uma matéria sobre necromaquiagem, que é a atividade de maquiar pessoas mortas para esconder cicatrizes, limpar a pele, etc. Outra história curiosa, que inclusive é matéria de capa da revista, foi sobre a rotina dos garotos de programa, onde dois integrantes do grupo visitaram o apartamento de um “michê”, termo pelo qual são conhecidos estes profissionais.
A revista Retratos tem ao todo 106 páginas, e os idealizadores pretendem distribuí-la como uma publicação mensal. Para os interessados em ver o resultado final do projeto, o lançamento da revista está previsto para o mês de outubro, e será realizado no anfiteatro da universidade Imes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem legal. Dica: só use "onde" para se referir à lugar.