terça-feira, 11 de setembro de 2007

Lembranças de uma ferrovia

Decadência atual das ferrovias no Brasil é tema de Trabalho de Conclusão de Curso


A Vila de Paranapiacaba inicialmente construída para abrigar um acampamento de operários que iriam começar a construção da ferrovia Santos - Jundiaí com o princípio de expandir ainda mais o café, tornou-se anos depois um importante Patrimônio Histórico, Cultural e Natural.
Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e hoje pertencendo ao distrito de Santo André, sofreu e ainda sofre com a ausência ferroviária.
E é exatamente a partir daí que um grupo de alunos da Faculdade Imes desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso, um vídeo-documentário que irá abordar a história da Vila.
“É uma grande oportunidade de conhecer a história desta vila e sua atual situação. Acima de tudo, é preciso observar o estado precário de nossa ferrovia”, conta Diego Fuzo Garutti um dos idealizadores do vídeo “Estação final: Paranapiacaba – A vila ferroviária”.
Os produtores do documentário, Renata Sanches, Diego Fuzo, Fernando Pioli, Rafael Akiyama e Edson Fonseca contam em entrevista coletiva que decidiram escolher este tema pela importância da vila e um dos fatores principais seria a decadência atual da ferrovia.
O vídeo – documentário terá 25 minutos divididos em 3 blocos e contará com depoimentos do auge da ferrovia até os dias atuais, tendo 9 depoentes, sendo 3 três deles os personagens principais: a historiadora Silvia Passareli e os ex-ferroviários Calazan e Ditão, como são conhecidos em Paranapiacaba.
Os alunos afirmaram também ter entrado em contato com a empresa MRS Logística, concessionária que controla, opera e monitora a Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal, que preferiu não dar entrevistas.
O trabalho tem sua estréia programada para outubro no auditório da Universidade Imes, localizada na Avenida Goiás, 3400, para mais informações ligue 4239-3230.

Por Ana Carla Molina

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom texto, parabéns. Seria bom dizer quando o documentário/coletiva foram fetos e que Paranapiacaba é uma Vila de Santo André.