quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Grupo se inspira na revista Realidade


Por Renata Sanches

Na universidade Imes de São Caetano do Sul, um grupo do quarto ano de jornalismo, está fazendo um trabalho de conclusão de curso ( TCC ) para mídia impressa. Os integrantes Caio Bruno, Carala Quintino, João Rodrigo Brasiliense, Marcus Oliveira, Philipe Kawakami, Renata Cataruzzi, Rodolfo Salles e Silvia Dalpicolo criaram a revista Retratos como forma de homenagear um estilo que quase nenhuma revista usa que é o jornalismo literário.

A revista mais conhecida que utilizava deste estilo foi a revista Realidade. O grupo se inspirou nela e criou a revista Retratos com um estilo de escrita aprofundada, surge como uma nova opção, em um cenário de noticias cada vez mais rápidas, complementando a sua leitura diária.

Retratos terá como características o jornalismo litarário e o gonzo jornalístico, que são textos que o jornalista coloca o seu ponto de vista. Terá periodicidade mensal. O leitor ao ler as noticias, os textos poderão tirar suas próprias conclusões do que leram e assim formando a sua própria opinião sobre determinado assunto.

Para que o texto fique agradável, o grupo teve como proposta visual mesclar textos com fotos e o seu projeto gráfico será moderno. A revista trará como noticias assuntos delicados como pirataria, a rotina dos garotos de programa, religião e afins. Mas não será somente isso, terá assuntos inusitados, como uma reportagem sobre necromaquiadores, pessoas que maquiam mortos para dar uma aparência melhor.

A revista Retratos terá 13 editoras, 10 matérias, um ensaio, um perfil e uma crônica. O ensaio será construções antigas que estão se deteriorando e o perfil com o Carlo Machado de Carvalho filho.

O grupo fará uma coletiva de imprensa de pré-lançamento que será na Universidade Imes, dia 25 de setembro, às 21 horas, na sala 74 do prédio D.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem legal, apenas corrija: A revista Retratos terá 13 editoras...