terça-feira, 11 de setembro de 2007

Ferrovia é documentada por estudantes de jornalismo



Por Renata Cattaruzzi


Paranapiacaba é um subdistrito no município de Santo André, no Grande ABC, e surgiu, inicialmente, para "abrigar" funcionários da companhia inglesa de trens, a São Paulo Railway, estrada de ferro que possibilitava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos. Hoje, a conhecida vila de Paranapiacaba se tornou centro histórico turístico, devido à grande importância que a ferrovia teve.

Por esse motivo, estudantes do quarto ano de jornalismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Imes resolveram produzir o vídeo–documentário “Estação Final: Paranapiacaba”, que foi previamente apresentado na última terça-feira (3/9), na universidade. “É uma grande oportunidade de conhecer a história desta vila e sua atual situação. Acima de tudo, é preciso observar o estado precário de nossa ferrovia”, conta o estudante Diego Garutti.

Durante a coletiva, Garutti enfatiza que houve uma grande dificuldade em encontrar matérias jornalísticas publicadas sobre o tema em arquivos de jornais, inclusive, imagens produzidas naquela época. As condições climáticas da região também prejudicaram o andamento das gravações, além da dificuldade em encontrar moradores dispostos a falar com a equipe de reportagem.

O vídeo foi dividido em três blocos, com duração total de 25 minutos. Foram ouvidos historiadores, cinco ex-ferroviários, representantes da Prefeitura de Santo André e uma poetisa. A produção será apresentada na íntegra, em outubro.

Um comentário:

Anônimo disse...

terça-feira (3/9)???

Bom, texto!