sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Confinados pela Fé

A prática da “Clausura Religiosa” é discutida em Projeto Experimental

Por Danielle Busatto

Viver recluso da sociedade para se dedicar à religião. Esse é o tema escolhido pelos alunos do 4º ano da Universidade Imes, de São Caetano do Sul, para seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Em coletiva na própria Faculdade, os jovens mostraram uma prévia do projeto “Do outro lado do Muro – A Clausura nas religiões”, que tem como objetivo relatar a história de brasileiros que destinam parte de suas vidas exclusivamente às suas crenças.

Segundo os universitários, o ponto de partida para a escolha do tema foi que nenhum produto jornalístico ou literário se dedicasse à “Clausura Religiosa” e quando abordada a questão, os meios de comunicação tratavam apenas de uma religião. Fazem parte do trabalho seis religiões com representatividade no assunto como: o Catolicismo, o Anglicanismo, o Hinduísmo, o Budismo, Ortodoxismo e o Candomblé.

A série de reportagens especiais dividida em cinco capítulos, conta com depoimentos de pessoas envolvidas nesse processo de recolhimento, além da opinião de três especialistas. Destinado para o rádio, o trabalho mostra o que é a clausura, a vocação dos representantes, a rotina e as alegrias e desafios vividos por estes.

Composto por Aline Teixeira, Danilo Gonçalves, Karin Dalle, Kelly Lira, Larissa Florência, Leandro Amaral, Rafael Munhoz e Tiago Dias, o grupo venceu algumas dificuldades como definir as religiões a serem discutidas e obter respostas oficias por parte dos religiosos. Além disso, por abordarem diversas religiões, tiveram que participar de cerimônias religiosas, principalmente no Candomblé, e viver experiências desconhecidas.

“Do outro lado do muro – A clausura nas religiões” será apresentada no mês de Outubro na própria Universidade e promete ser um sucesso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Belo texto!