sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Clausura religiosa, uma opção de vida


Por Carla Quintino

O grupo composto por Aline Teixeira, Danilo Gonçalves, Karin Dalle, Kelly Lira, Larissa Florêncio, Leandro Amaral, Rafael Munhoz e Tiago Dias apresentou, na sala do quarto ano de jornalismo, na última terça-feira (11/09) um trecho do rádio-documentário intitulado “Do outro lado do muro - A clausura nas religiões”. Este documentário aborda o assunto em seis religiões: Catolicismo, Anglicanismo, Hinduísmo, Budismo, Ortodoxismo e o Candomblé.

O jovem Danillo Toledo é um dos entrevistados do documentário. Aos 17 anos, enclausurou-se no mosteiro de São Bento. Com o passar do tempo a clausura tornou-se sacrificante e três anos depois ele desistiu. Mark Walter, conhecido como Swani Arunananda é monge no hinduísmo e diz que a clausura era o que queria para a sua vida e se sente muito bem assim.

Histórias como essas foram abordadas para contar com mais detalhes a história de reclusão nas religiões. O grupo justifica a escolha do tema como uma curiosidade de aprofundamento em temas tratados com superficialidade pela mídia. O tema, segundo o grupo, costuma ser tratado por alguns meios de comunicação em apenas uma das religiões que realizam essa prática.

A íntegra do rádio-documentário será apresentada como trabalho de conclusão de curso para a banca de avaliadores na segunda quinzena de outubro, no auditório Hélcio Quaglia, prédio B da Universidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Belo texto!