terça-feira, 18 de setembro de 2007

CLAUSURA DE FÉ

Estudantes abordam o tema em diferentes religiões

É muito comum chegar aos nossos ouvidos, casos de pessoas que se curaram de graves doenças, conseguiram conquistar bens ou até mesmo outros objetivos particulares e creditam tudo isso a fé. A religião para muitos se torna uma válvula de escape no mundo conturbado que vivemos hoje, e em alguns casos, leva fieis a reclusão. Diversas religiões no mundo utilizam a clausura como parte do ritual de iniciação do fiel ou até mesmo como uma prática de purificação.

No Brasil as religiões que utilizam clausura são: o Catolicismo, o Anglicanismo, Hinduísmo, Budismo, Ortodoxismo e o Candomblé. Com base nessas seis religiões e após meses de pesquisas, estudantes do 4º ano de Jornalismo da Universidade IMES de São Caetano de Sul, produziram uma série de reportagens especiais para rádio com o tema “Do outro lado do muro – A clausura nas religiões”.

A série tem como objetivo abordar como funciona o processo de clausura em diversos segmentos e segundo o representante do grupo Leandro Amaral, não foi encontrado nenhum material que fale sobre clausura em diversas religiões. “É difícil encontrar trabalhos que tratem sobre diversas religiões, a maioria aborda o Catolicismo e se tratando de clausura fica muito mais restrito”, afirma Leandro.

Foram ouvidos muitos especialistas na área e diversos representantes que fizeram parte do recolhimento e contaram suas histórias, como é o caso de Sandra Medeiros, que tinha freqüentes desmaios e não encontrava cura, até ser enclausurada no Candomblé. Como diferencial no projeto, o grupo não abordou apenas o lado positivo da clausura, mas também o lado negativo como é o caso de Danillo Toledo que aos 17 anos enclausurou-se no mosteiro de São Bento, em São Paulo, e depois de trêsanos, não suportou mais isolamento e abandonou a vocação.

O grupo teve como opção dividir a série de reportagens em cinco capítulos: “O que é”, “Vocação”, “Rotina”, “Alegrias e desafios”, “Saúde” e “Balança”, com o objetivo de veicular nas rádios após a apresentação para a banca examinadora de trabalhos de conclusão de curso da Universidade.

A pré estréia do projeto “Do outro lado do muro – A clausura nas religiões”, foi apresentada no último dia 11 aos alunos do 4º ano de Jornalismo do IMES e no mês de Outubro será aberto ao público juntamente com a avaliação dos professores componentes da banca examinadora, no auditório do Campus I da Universidade.
Marcus Oliveira

Um comentário:

Anônimo disse...

crase: leva fieis a reclusão.
Excesso de verbo "utilizar".
Olha que redundância: segundo o representante do grupo Leandro Amaral, não foi encontrado nenhum material que fale sobre clausura em diversas religiões. “É difícil encontrar trabalhos que tratem sobre diversas religiões,(...)
Hifenizar pré estréia