sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Um Novo Olhar Sobre o Exílio

Exílio é tema de apresentação de vídeo-documentário idealizado por estudantes da Universidade Imes
Deram-se início a partir desta terça-feira, as apresentações prévias dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos do quarto ano de jornalismo da Universidade IMES.

A proposta é que cada grupo apresente em sala de aula o tema a ser entregue para a banca avaliadora ao final do curso. O objetivo é proporcionar aos estudantes uma forma de treinamento aos possíveis questionamentos e comentários que serão realizados na data.

O primeiro grupo com sete integrantes, tratou do tema “Exilados Políticos” a partir da produção de um vídeo-documentário que ainda divide opiniões sobre o título: “Canções – Outras Histórias do Exílio” ou “Dos Filhos Deste Solo – Outras Histórias do Exílio”.

De acordo com um dos criadores do documentário, Robson Conceição, o grupo optou por um novo olhar sobre pessoas que tiveram que abandonar o Brasil. Para isso, foram desconsideradas faces conhecidas do grande público: “O foco do trabalho são declarações de pessoas consideradas anônimas. A partir do relato oral, elas irão relembrar os países que viveram, o envolvimento com a política local e a relação mantida com a família e amigos”.

O estudante ressalta que as histórias são contadas de forma linear, caso contrário dificultaria o entendimento dos telespectadores.

A escolha do tema veio a partir da percepção da falha com o aprofundamento do tema exílio: “Não há histórias e documentários que fale somente dos exilados. O tema sempre é tratado de uma maneira global, como a ditadura, por exemplo.”, afirma Robson Conceição.

Entre as histórias pesquisadas, o grupo conclui que “não importa os motivos ou experiências do entrevistado, o que importa são os sentimentos que ele pode passar sobre os momentos que viveu no exílio”.

Caroline Terzi

Um comentário:

Anônimo disse...

No primeiro parágrafo ficaria melhor "Foram iniciadas...";

Acertar pontuação do penúltimo parágrafo.

Belo texto. Parabéns!