terça-feira, 21 de agosto de 2007

Exilados na Universidade




Por Cristina Abel

No último dia 14, aconteceu a pré-estréia de um vídeo-documentário dos formandos de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul – IMES. O filme é o projeto de conclusão de curso dos alunos e conta a história de seis exilados na época da Ditadura Militar e as mudanças que essa experiência lhes proporcionou.


Os estudantes afirmaram que o foco principal é relatar as mudanças na personalidade e no comportamento dos personagens do documentário e apontar de que forma o exílio mudou as visões políticas de cada um. Para ajudar a compor o cenário histórico, eles contam com a colaboração de um historiador.


O tema escolhido teve como base a curiosidade dos formandos em tratar o assunto, já abordado por outros pesquisadores, de uma forma diferente. Segundo o grupo, a maioria dos trabalhos já existentes não é focada nos personagens, mas sim, na história. Então, esse seria o diferencial deste projeto.


Para compor o vídeo-documentário, além das entrevistas com os depoentes e com o historiador, o grupo conta com imagens de arquivo público e dos próprios personagens, e com documentos oficiais da época.


A estréia oficial do projeto será em outubro, na própria universidade. O filme ainda não tem nome definido, mas o grupo cogita as possibilidades “Canções – Outras historias do exílio” ou “Dos filhos deste solo – Outras historias do exílio”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo texto, mas deveria citar os componentes do grupo.