quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Saiba o que é a Anencefalia




Por Renata Sanches


Há um assunto muito importante a ser discutido, que é a anencefalia. Muitas pessoas não sabem da existência dessa doença, mas ela existe e pode acontecer com qualquer pessoa. Com o intuito de fazer com que as pessoas fiquem por dentro desse assunto, um grupo do quarto ano de jornalismo, na universidade Imes em São Caetano do Sul, produziu um vídeo-documentário com esse tema.
O documentário mostrará o que é anencefalia, que através de depoimentos de especialistas tratará deste assunto bem detalhadamente. Para quem não sabe, anencefalia é um defeito na formação do feto que causa a ausência do cérebro e a criança não tem expectativa de vida, pode morrer no útero da mulher, pode sobreviver por poucas horas após o parto e em casos raros pode sobreviver por meses.
Porém isto não ocorre com freqüência, segundo o geneticista Thomas Gollop, no Brasil a ocorrência é de 1 a cada 700 crianças que nascem. Existe uma única prevenção para esta doença. A mulher deve tomar uma vitamina chamada “ácido fólico”, que diminui em até 60% o risco de se ter anencefalia. A dosagem da vitamina é baixa, somente 0,4mg, e deve estar em idade fértil. Todos os dias antes da concepção e continuar tomando pelo menos até o final da primeira fase da gravidez, esse método ajuda a prevenir a anecefalia.
Através de dados, de informações de especialistas, de padres, de psicólogos e de cinco pessoas que vivenciaram o problema, que o grupo mostrará esse assunto tão polemico, pois alguns são a favor do aborto, outros não.
A apresentação do vídeo- documentário que chama “E agora mãe? Anencefalia e o direito de escolha”, será feita na coletiva de imprensa, dia 28 de agosto de 2007, às noves horas da noite, na sala de aula número 42 prédio B

Um comentário:

Anônimo disse...

Deveria usar informações da coletiva. Quem são os autores do trabalho? Cuidado com a repetição do palavras (ex: pessoas).