segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Os Heróis Ocultos




A Ditadura Militar caracterizou-se pela falta de democracia, onde o país era governadopelos militares.As histórias do exílio político de famosos como Chico Buarque, CaetanoVeloso, José Dirceu, Gilberto Gil, Darcy Ribeiro, Fernando Henrique Cardoso entre outros já são conhecidas do grande público, agora temos que conhecer o outro lado da moeda, ou seja, o exílio dos desconhecidos, aqueles que lutaram pela liberdade do país, alguns sobreviveram, outros sumiram nas atrocidades da ditadura, mas com certeza deixaram sua marca na história.

Destaque para as memórias pessoais dos exilados que foram investigados, apontando motivos e circunstâncias que envolveram todo o seu exílio, são histórias feitas de forma linear onde eles podem descrever suas mudanças de comportamento, de atitudes, além de uma possível mudança na sua visão política. O Sr. Aparecido de Faria é um caso desses, sofreu com o exílio, teve de fugir para não ser morto, lutou desesperadamente pela liberdade do povo brasileiro, de todo o mal pelo que passou, teve algo de bom tirado disso tudo “Eu sai do Brasil operário e voltei doutor em economia”.

A socióloga Ana Corbisier, que ficou seis anos em Cuba e quatro no Brasil sob identidade falsa, abandonando dois filhos (quatro e sete anos) é outro caso, neste com um agravante, até hoje eles não aceitam o fato dela tê-los abandonado na época, no tanto que o mais novo não à aceita totalmente.

Outro caso é do Sr. Samuel Iavelberg que saiu do Brasil ainda colegial e tornou-se correspondente internacional da Agência Francesa Gamma. São casos externados através de pesquisas feitas, para se ter uma idéia de quando e como sofreram, aqueles que não tinham popularidade e mesmo assim sentiram os malefícios da ditadura, uns sobreviveram, outros não tiveram a mesma sorte e hoje vivem na memória e na gratidão do povo brasileiro.


Edson Fonseca

Um comentário:

Anônimo disse...

Na primeira frase, substitua "onde" por "quando".

Edson: em momento algum do texto vc falou do que se trata a matéria. É sobre o TCC? Diga, então. Comece pelo velho e bom lead e siga adiante.