sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Exilados anônimos são tema de trabalho em Universidade



Caio Bruno

Quando se fala em exilados políticos pela ditadura militar (1964-1985) se lembra automaticamente de nomes como os de José Serra, Leonel Brizola, Fernando Gabeira e José Dirceu. O fato é que centenas de pessoas foram exiladas de nosso país nessa época e retratar alguns desses anônimos é o objetivo do documentário de TV produzido por um grupo de alunos do 4º ano de jornalismo da Universidade IMES.

De nome ainda não definido (as duas opções são:Canções - Outras histórias do exílio ou Dos Filhos deste solo – Outras histórias do Exílio), o projeto teve pré apresentação na última terça feira,14, em sala de aula.

O trabalho que foi apresentado por Robson Conceição traça um panorama da história de 6 exilados políticos pelo golpe. Como, por exemplo, o caso da socióloga Ana Corbisier (foto acima) que ficou 10 anos em condição ilegal tendo que abandonar os filhos de 4 e 7 anos no país.

Com o embasamento teórico de livros e com a participação de um historiador, o documentário, de 25 minutos, irá abranger de forma linear o período correspondente entre 1964 e a Lei da Anistia em 1979 e tem estréia prevista para o mês de outubro na Universidade IMES.

Um comentário:

Anônimo disse...

Texto enxuto, mas bem que poderia usar as informações oferecidas durante a coletiva...