quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Exílio Político é tema de TCC de estudantes de jornalismo da Universidade Imes

No dia 14 de agosto ás 21h30 houve a pré-estréia do documentário “Canções – Outras histórias do Exílio” ou “Dos filhos deste solo – Outras Histórias do Exílio” (nomes ainda não definidos) para os alunos do 4º ano de jornalismo da Universidade Imes.

O documentário é um Trabalho de Conclusão de Curso em aspecto telejornalístico confeccionado pelos estudantes de jornalismo Robson Conceição, Carolina Pontes, Rafael Lopes, Iara Fontinelle, Camila Coutinho, Danielle Busatto e Karine Aleixo. Ele trata de um recorte sobre as histórias dos exilados considerados anônimos para o grande público. Conta a trajetória da ex-diretora da TV Cultura e socióloga Ana Corbisier, que viveu alguns anos em Cuba e no Brasil sob identidade falsa. Ana foi perseguida pela Lei Anistia brasileira sendo forçada a sair do país abandonando seus filhos e tornando correspondente internacional de uma agência francesa. Mas na volta ao Brasil sofreu e ainda sofre porque seus filhos não a consideram como mãe de verdade; só consideram por nome “mãe”.

Os alunos confeccionadores do documentário relatam como estão realizando este trabalho tão complexo. Como conseguiram os depoentes, seus depoimentos; explicaram que essas histórias orais são embasamentos teóricos para entrevistas. Quanto mais entrevistam mais se aprofundam no tema.

A apresentação final desse documentário ao público será em outubro na própria universidade.

Aline Dias Cavalcante

Um comentário:

Anônimo disse...

Erro de crase logo do começo e sugiro substituir o termo "confeccionadores" por algo mais digerível. A aluna não agregou informação além daquelas oferecidas em release.