segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Exilados anônimos




Por Renata Sanches

Alunos do quarto ano de jornalismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul farão a pré-estréia do vídeo-documentário sobre a trajetória dos exilados políticos durante a Ditadura Militar. O vídeo irá começar as nove e meia da noite.

O documentário irá contar histórias de pessoas que durante a Ditadura Militar foram exiladas. São pessoas que permaneceram no anonimato, mas que tiveram sucesso na sua trajetória em outros paises.

O vídeo-Documentário que ainda não tem um nome definido, podendo ser, “Canções – Outras histórias do Exílio” ou “ Dos Filhos deste solo – outras histórias do exílio”. Ao invés de mostrar aquela velha história já muito conhecida sobre pessoas famosas que sofreram o exílio como Caetano Veloso, Gilberto Gil, José Dirceu e Fernando Henrique Cardoso, resolveram mostrar o outro lado. Um lado como o do brasileiro Aparecido Faria, que antes do exílio era operário e voltou para o Brasil doutor em economia.

O Documentário não para por aí, mostrará a história da Sociólogo Ana Corbisier, que durante seis anos permaneceu em Cuba, voltou para o Brasil onde ficou quatro anos sob identidade falsa. Uma história muito triste, pois ela teve que abandonar seus dois filhos, uma de quatro anos e outro de sete anos.

O grupo tem como objetivo mostrar alguns episódios de maior influência sobre a trajetória dos brasileiros que deixaram o país devido a esse momento negro na história do Brasil, a Ditadura Militar.

Após a pré- estréia o grupo fará uma coletiva de imprensa no auditório principal no prédio B, da universidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

bom texto!