Um documentário que irá mostrar a versão de exilados que não ficaram famosos e que possuem muita história para contar
Todos sabem o quanto foi difícil à época da Ditadura Militar e já conhece histórias vividas por grandes personagens brasileiros. Mas e os exilados anônimos? Aqueles que foram obrigados a viver num país diferente, longe da família, dos amigos e da sua pátria?
Um grupo de estudantes de jornalismo do 4º ano, se interessou pelo tema, decidiu fazer uma pesquisa e realizar um documentário relatando histórias de vida de exilados, que até então, são desconhecidos.
O trabalho vai contar a história de seis personagens que foram exilados em Cuba e na França durante o período mais turbulento do nosso país: a Ditadura Militar. Além dos personagens, historiadores também farão parte do vídeo.
Cada depoente tem uma história diferente para contar, mas as dificuldades enfrentadas e os traumas são semelhantes.
Durante a pré-estréia do documentário, que aconteceu dia 14 de agosto na Universidade IMES, os futuros jornalistas mostraram um trecho da entrevista com a socióloga, que foi exilada, Ana Corbisier. Nesse vídeo, Ana transmitiu uma emoção muito grande para quem assistia e deixou o gostinho de “quero-mais”.
Quando questionados sobre as dificuldades de realizarem esse trabalho, os estudantes de jornalismo disseram que a falta de material para pesquisa sobre exilados anônimos, encontrar os personagens que aceitassem contar sobre essa experiência e as dificuldades na Universidade, não fez com que eles desistissem do tema e de concretizar o documentário.
A apresentação final e completa desse vídeo será no mês de outubro na Universidade IMES.
Luana Teodoro
Um comentário:
Bom texto, mas poderia citar os autores...
Postar um comentário