terça-feira, 21 de agosto de 2007

Trajetória Anônima



Por Carla Quintino

Um grupo de estudantes do 4º ano de Jornalismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul deu início nesta terça-feira, 14 de agosto, à série de apresentações dos ensaios dos trabalhos de conclusão de curso da sala. O projeto pretende mostrar aos demais alunos uma prévia do que será apresentado para a banca de avaliadores no mês de outubro.


O primeiro grupo, composto pelos alunos Robson Conceição, Iara Fontinelle, Daniele Busatto, Camila Coutinho, Rafael Lopes e Karine Aleixo apresentou um trecho do vídeo documentário sobre a história dos exilados políticos. O documentário, ainda sem nome definido, trata da história de vida de pessoas que viveram nessa época. Muito já se ouviu falar sobre a vida no exílio de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Fernando Henrique Cardoso, mas e as outras pessoas?


O vídeo mostra seis depoentes contando suas histórias e um historiador contextualizando os fatos. Dentre os entrevistados está a socióloga Ana Corbisier, que durante seis anos permaneceu em Cuba e quatro no Brasil sob identidade falsa; Aparecido Faria que saiu do Brasil quando era operário e voltou doutor em economia, Samuel Iavelberg que saiu do Brasil quando ainda era um estudante e se tornou correspondente internacional da agência francesa Gamma, entre outros.
O objetivo do grupo é focar na história de vida dos exilados que a história do Brasil não contou. O vídeo documentário será apresentado para a banca avaliadora na segunda quinzena do mês de outubro, ainda sem data definida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Reveja o uso excessivo da pavra "grupo".