quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Exílio Oculto


A Ditadura Militar, que marcou o Brasil entre 1964 e estendeu-se até 1984, é um dos fatos mais trágicos ocorridos na história brasileira, e conseqüentemente jamais será esquecido das mentes do povo. Muitas mortes ocorreram, muitas pessoas foram obrigadas a deixar seus países, entre elas celebridades como o Presidente da República Fernando Henrique Cardoso e o cantor Chico Buarque de Holanda.



Pensando neste enfoque, um grupo de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) da Universidade IMES produziu um documentário de nome "Canções – Outras histórias do exílio ou dos Filhos deste solo – Outras histórias do Exílio" (nomes ainda não definidos), que retrata algumas histórias de vida de exilados anônimos, ou seja, importantes personagens responsáveis por compor o cenário brasileiro durante a Ditadura Militar, mas que nem sequer são conhecidos pela mídia.

Ao todo o grupo cobrirá o passado de seis exilados políticos, procurando mostrar suas dificuldades, mudanças no cotidiano, as conseqüências por terem levantado uma bandeira política neste momento delicado e como foi a relação com a família.

Entre os entrevistados destaca-se o relato da socióloga Ana Corbisier, que foi obrigada a morar 6 anos em Cuba e ficar 4 anos escondida no país, abandonando filhos e uma vida aqui no Brasil.

Phillipe Kawakami

Um comentário:

Anônimo disse...

No trecho "brasileira, e conseqüentemente" a vírgula está aplicada incorretamente.

Seria interessante identificar o nome dos autores do trabalho e colocar alguma fala deles no texto.