segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Nossa rua, minha casa



Rafael Akiyama



TCC mostra um dos sintomas que sofre o país das desigualdades

Na última terça-feira, 21, o segundo grupo do TCC do último ano de Jornalismo da Universidade Imes apresentou o projeto para a classe e para Profº Arquimedes Pessoni, de Assessoria de Comunicação.

O grupo, ainda sem nome, mostrou uma prévia do que será o documentário televisivo sobre moradores de rua de São Paulo, chamado "Minha rua, minha casa". O trabalho será apresentado no final de outubro para a banca examinadora na própria Universidade. Neste trabalho o grupo procurou divulgar a difícil vida destes moradores que sofrem de discriminação, muitas vezes com a indiferença da sociedade e com o descaso dos governantes.

Entre as dificuldades que o grupo, formado inteiramente por mulheres, esteve situações engraçadas e muitas vezes até perigosa, como diz a estudante Michele de Jesus: "Vimos um homem tomando banho no chafariz do centro de São Paulo e em outro momento tivemos que nos esconder dentro de uma igreja", relata sempre com bom humor, Michele.

Apesar de alguns problemas, as meninas do grupo disseram que aprenderam muito com a convivência com os moradores que, por espanto delas, possuem muito conhecimento geral, massa crítica formada pela vivência nas ruas.

Através das diversas entrevistas e estudo de campo, o grupo diz que gostou desta experiência e quer continuar com a relação de amizade que foi criada com os moradores de rua. "Queremos levar essa amizade formada com eles para vida toda. Eles nos ensinaram muito com o conhecimento que eles adquiriram com a vida", diz a estudante Juliana Couto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom texto, aproveitou as falas da coletiva. Atenção para a repetição da palavra "trabalho" e o verbo dizer. Bom título, parabéns!