quarta-feira, 22 de agosto de 2007

TCC mostra nova visão do exílio político brasileiro




Foi realizada, no dia 14 de agosto, uma coletiva de imprensa sobre o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de um grupo do 4ª ano de Jornalismo da Universidade IMES, em São Caetano, que trata de uma nova visão sobre o exílio político no Brasil através do vídeo-documentário “Dos filhos deste solo – Outras histórias do Exílio”.

Como muita gente já falou sobre os famosos que foram exilados do País durante a Ditadura Militar, os estudantes preferiram focar mais nos até então “anônimos” que tinham passado por esta dificuldade. São pessoas que contam histórias “consistentes” (de acordo com o grupo), avaliando a importância e as conseqüências que esta passagem teve em suas vidas.

Com este trabalho, os alunos pretendem tratar os exilados como tema principal, já que, de acordo com eles, a maioria das reportagens e documentários sobre este assunto falam mais sobre o período em geral. Para isso, serão descritas situações como os países onde estes exilados viveram, o envolvimento que estas pessoas tiveram com as políticas locais, e a difícil relação com a família e amigos que ficaram no Brasil.

As histórias tratadas são como a da socióloga Ana Corbisier, que permaneceu seis anos em Cuba e quatro anos no Brasil sob identidade falsa, tendo que abandonar seus dois filhos, um de quatro anos e outro de sete anos de idade. Também é destacada a história de Samuel Iavelberg, que, quando saiu do País, era estudante colegial e se tornou correspondente internacional da agência francesa de notícias Gamma.

A pré-estréia do documentário foi realizada antes da coletiva de imprensa, sendo que o lançamento oficial do vídeo acontecerá em outubro, sem data confirmada, até então.

Rafael Munhoz

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom texto, mas poderia ter usado informações da coletiva.