sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Pelas ruas de São Paulo





Por Cristina Abel

As alunas do último ano de jornalismo da Universidade IMES apresentaram, na última terça-feira, uma prévia do que será seu trabalho de conclusão de curso. O tema do projeto é os moradores das ruas de São Paulo e será produzido um vídeo-documentário para contar essas histórias.

O grupo fez várias entrevistas com os moradores, com associações, jornalistas e assistentes sociais. Um dos moradores que mais se destaca no filme é Sebastião Nicomedes, mais conhecido como Tião. Ele tinha sua própria empresa de Comunicação Visual, mas depois de sofrer um acidente e ser internalizado, perdeu tudo. “Quando voltei à oficina, após um tempo hospitalizado, não existia mais nada. Tudo sumiu: os equipamentos, tintas, faixas, meu local de dormir e até meus antigos sócios”, relata Tião.

Com este trabalho as estudantes pretendem explicar a diferença entre moradores de rua e população em situação de rua. Este último é o verdadeiro foco do vídeo. “A situação de rua é aquela pessoa que não tem nem moradia nem renda fixas, mas está em processo de inclusão social”, afirma Alessandra Furtado, uma das alunas produtoras do filme.

O vídeo-documentário “Minha rua, minha casa” terá estréia oficial em outubro na própria universidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Texto bem resumido e adequado. Bom!