segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Outros anônimos do exílio político

Priscila Bertucci dos Santos

Os alunos Camila Coutinho, Danielle Busatto, Iara Fontinelle, Karine Dias, Rafael Lopes e Robson Conceição realizaram a pré-estréia de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na última terça-feira (14/08) para seus colegas de classe do quarto ano de jornalismo da Universidade IMES em São Caetano do Sul.

O vídeo documentário mostra a história de vida de seis pessoas, todos eles exilados políticos da ditadura militar que não são conhecidos do grande público. Entre os depoentes está a socióloga Ana Corbisier, que permaneceu seis anos em Cuba e quatro anos no Brasil sob identidade falsa, tendo que abandonar os dois filhos, um de quatro e outro de sete anos de idade. Outro depoente é Samuel Iavelberg que quando saiu do Brasil era estudante colegial e se tornou correspondente da internacional da agência francesa Gamma. A pesquisa para a realização deste documentário passa por Jânio Quadros, João Goulart, o golpe de 1964, atos institucionais e a lei de anistia. Historiadores entrevistados complementam com mais informações sobre o exílio político de brasileiros.

O objetivo é mostrar ao público um pouco mais sobre a história do Brasil. Contar histórias consistentes sobre estas pessoas durante o exílio: a trajetória de brasileiros que deixaram o país devido à perseguição e repressão militar, qual era seu envolvimento político aqui e em outro país, a pressão que seus familiares sofriam durante este período, entre outros detalhes.

O documentário que têm praticamente todas as entrevistas concluídas e está em fase de finalização ainda não tem nome definido, mas entre as opções de título estão “Canções – Outras histórias do exílio” e “Dos filhos deste solo – Outras histórias do exílio”. A apresentação do TCC\n para a banca examinadora e convidados, deve acontecer na segunda quinzena do mês de outubro no auditório da Universidade IMES.

2 comentários:

Caique Gonçalves disse...

Trabalho bastante interessante, seria legal se vocês conseguissem disponibilizar esse material pela internet, pelo youtube ou postar esse arquivo no blog.

Parabéns a todos envolvidos nesse projeto.

Abs
http://caiquegoncalves.blogspot.com

Anônimo disse...

Hifenizar vídeo documentário
Faltou explorar a coletiva, ficou só no release.