sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Moradores de Rua é tema de TCC no IMES


Por Carla Quintino


Um vídeo documentário foi apresentado na noite de 21 de Agosto aos alunos do quarto ano de jornalismo do IMES. Este vídeo mostra depoimentos de pessoas em situação de rua, as histórias de suas vidas e a rotina de quem não tem para onde ir. O grupo formado pelas alunas Juliana Borges, Daniele Garbin, Alessandra Furtado, Aline Dias, Juliana Vieira e Michele de Jesus expôs trechos das entrevistas do documentário como um ensaio para a noite da banca de avaliadores.

Sebastião Nicomedes, 38 anos, é o primeiro a contar a história de sua vida para as alunas. Antes de se encontrar em situação de rua, trabalhava em sua própria empresa de comunicação visual. Após sofrer um acidente de trabalho, e de ficar um tempo hospitalizado, retornou à sua empresa e nada encontrou lá. Assim foi obrigado a viver em situação de rua.

O grupo de alunas justifica a escolha do tema como uma curiosidade para apurar os reais motivos que levam pessoas a optar por viver desse modo. “Para quem não tem nenhum bem material, a luta pela vida fica mais importante do que para nós. As histórias deles têm muito a acrescentar” afirma Juliana.

A assistente social Adelice Cummin é coordenadora do Hotel Social São Francisco e lá desenvolve um trabalho de assistência aos moradores de rua encaminhando-os ao mercado de trabalho e inclusão na sociedade.
O vídeo, intitulado “Minha rua, minha casa” tem apresentação prevista para a segunda quinzena de outubro, no auditório Hélcio Quaglia, prédio B da Universidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom seu texto. Parabéns!