sábado, 25 de agosto de 2007

"A mesma lua a furar o nosso zinco..."



Caio Bruno

Você passa por eles em quase todos os lugares e dificilmente os nota. Quando os nota, fecha o vidro do carro, atravessa a calçada ou diz com um ar preconceituoso: "Está assim porque não gosta de trabalhar e é um bebum"

Saiba que cada um dos moradores de rua têm uma história de vida, suas dificuldades, derrotas e persistências e estes são alguns dos motivos que levaram um grupo de alunos do 4º ano de jornalismo da Universidade IMES a fazer um tele-documentário sobre essas pessoas.

Chamado "Minha Rua, Minha Casa" o TCC relata a vida de moradores de rua da cidade de São Paulo. O personagem principal é Sebastião Nicomedes de Oliveira, 38, que por muito tempo morou nos logradouros da capital e relata sua experiência.

Juliana Borges, que apresentou o projeto, demonstrou um fato interessante encontrado pelo grupo na pesquisa e produção do trabalho. O perfil desses moradores mudou. Antes eram predominantes os negros, usuários de droga , pessoas com pertubação mental e migrantes vindos da região Nordeste do país. Atualmente, cresce o número de paulistanos que por problemas de comportamento e familiares vão para as ruas.

Com o apoio e entrevistas de assistentes sociais e orgãos de apoio aos moradores, o documentário será exibido na íntegra no mês de outubro no Campus I da Universidade IMES.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom texto, mas pontue o primeiro parágrafo. Abertura em forma de nariz-de-cera, no estilo revista. Bom!