O documentário é um Trabalho de Conclusão de Curso em aspecto telejornalístico confeccionado pelos estudantes de jornalismo Robson Conceição, Carolina Pontes, Rafael Lopes, Iara Fontinelle, Camila Coutinho, Danielle Busatto e Karine Aleixo. Ele trata de um recorte sobre as histórias dos exilados considerados anônimos para o grande público. Conta a trajetória da ex-diretora da TV Cultura e socióloga Ana Corbisier, que viveu alguns anos em Cuba e no Brasil sob identidade falsa. Ana foi perseguida pela Lei Anistia brasileira sendo forçada a sair do país abandonando seus filhos e tornando correspondente internacional de uma agência francesa. Mas na volta ao Brasil sofreu e ainda sofre porque seus filhos não a consideram como mãe de verdade; só consideram por nome “mãe”.
Os alunos confeccionadores do documentário relatam como estão realizando este trabalho tão complexo. Como conseguiram os depoentes, seus depoimentos; explicaram que essas histórias orais são embasamentos teóricos para entrevistas. Quanto mais entrevistam mais se aprofundam no tema.
A apresentação final desse documentário ao público será em outubro na própria universidade.
Aline Dias Cavalcante
Um comentário:
Erro de crase logo do começo e sugiro substituir o termo "confeccionadores" por algo mais digerível. A aluna não agregou informação além daquelas oferecidas em release.
Postar um comentário