quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Revista Retratos: uma boa nova, não tão nova assim


A revista que promete trazer o velho jornalismo literário de volta


Os alunos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul apresentaram nesta última terça-feira (dia 25) a pré-estréia do projeto de conclusão de curso, a “Revista Retratos”. O grupo formado por Marcus Vinícius, Caio Bruno, Renata Cattaruzzi, Rodolpho Salles, João Rodrigo Brasiliense, Philipe Kawakami, Silvia Dalpicolo e Carla Quintino tem como objetivo nessa publicação relembrar os tempos áureos do jornalismo literário, oferecer uma leitura complementar nas informações corriqueiras, publicar temas incomuns sempre voltado para o lado humano ilustradas com fotos expressivas.

Inspirada na extinta “Nova Realidade” dos anos 60, a “Revista Retratos” tem como característica reportagens aprofundadas, com 13 editoriais, contendo 10 matérias, um ensaio, um perfil e uma crônica. Nessa primeira edição de estréia o tema do ensaio será “Construções antigas deterioradas” e o perfil contará com Paulo Machado de Carvalho Filho.

Retratos é de periodicidade mensal, o projeto gráfico é moderno, idealizado pelo grupo para que a leitura seja agradável, sem ser cansativa.Os textos são mesclados com fotos de grande destaque, para que ajude o leitor a compreender o conteúdo da matéria.

Dentre várias reportagens interessantes, a Revista Retratos traz uma matéria curiosa sobre os necromaquiadores, pessoas que fazem maquiagem para esconder cicatrizes, passam gel no cabelo e limpam a pele de pessoas que já morreram, com a intenção de amenizar a aparência mórbida dos entes queridos das famílias.

Um dos diretores da revista Caio Bruno, afirma que o grupo tem intenção de levar para frente à idéia de publicação comercial, mas sabem das dificuldades que poderão ser enfrentadas, como por exemplo, verba, já que eles não possuem patrocínio e o custo seria alto.

Para o grupo essa experiência acima de tudo valeu para testar seus limites como jornalistas devido à complexidade do tema escolhido.

A estréia será no dia 18 de outubro (quarta-feira), a partir das 20h no auditório principal da Universidade IMES.Não perca!

Endereço

Av. Goiás, 3400 São Caetano do Sul – SP

Telefone de contato: 4239-3200


Priscila Aguiar

2 comentários:

Anônimo disse...

OK, mas o prazo de postagem do blog é de uma semana. Não exceder.

Priscila Aguiar disse...

Eu enviei a matéria na madrugada de terça!