segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Assuntos atuais são temas de monografias

Monografias iniciam as apresentações finais de TCC dos alunos de quarto ano de jornalismo




Com temas interessantes, as alunas Vanessa Prates e Talita Cardoso Aguiar apresentaram suas monografias na Universidade IMES. Ambas as jovens são alunas do quarto ano do curso de Jornalismo.

De início, Vanessa Prates apresentou o tema “Sustentabilidade Ambiental no Conteúdo Jornalístico”, que consiste em analisar matérias jornalísticas para saber como é usado o conceito de sustentabilidade. A idéia de abordar esse tema surgiu devido ao grande número de material publicado sobre a sustentabilidade ambiental.

Para concretizar o trabalho, a estudante realizou pesquisas em publicações conhecidas e de alta credibilidade, como por exemplo, as revistas Veja, Isto é e Época.

Vanessa disse que as publicações sobre o tema precisam ser relatadas de maneira informativa, que conscientizem e orientem o leitor: “Para que haja uma informação completa, é importante mostrar uma abordagem ampla que leve em conta o desenvolvimento sustentável e as necessidades que o planeta enfrenta, conscientizando a todos de seus papéis em relação à natureza”.

Depois de Vanessa foi a vez de Talita apresentar sua monografia: “Mulheres no Jornalismo Esportivo”.A jovem entrevistou 6 mulheres e 1 jogador para concluir o trabalho.

Talita disse que a área esportiva é muito preconceituosa, pois as pessoas acham que mulheres não entendem de esporte: “É um meio muito masculino, mas está crescendo, principalmente na TV”.

O interesse de mulheres jornalistas que desejam trabalhar com esporte está crescendo e pode ser comprovado com a jovem Renata Fan, que é a ancora de um programa esportivo.

Quando questionada sobre os desafios enfrentados para elaborar o trabalho, a aluna disse que foi o tempo, pois teve que fazer o trabalho em 6 meses.

As estudantes apresentaram suas monografias para a banca examinadora no dia 16 de outubro, no auditório da Universidade IMES, e receberam elogios.
Luana Teodoro

Nenhum comentário: