terça-feira, 2 de outubro de 2007

Realidade por um outro prisma

Você conhece a história do jornalismo de revista Brasileira? Se sua resposta for não, tudo bem, mas se for sim então é impossível que você não saiba a importância e a influência da revista Realidade dentro deste cenário.
Criada em abril de 1966, marcou época no jornalismo brasileiro. Foi inspirada no conceito norte-americano de new journalism com reportagens ousadas e linguagem literária, obteve sucesso imediato. Cobria guerras e abordava questões sociais pouco discutidas pelos outros veículos, mas em meados de 1968 a revista começa a perder peso devido à censura brasileira. Mesmo ficando em circulação por pouco tempo, a repercussão da revista Realidade foi tão grande que até hoje os grandes jornalistas se perguntam: Haveria espaço hoje para periódicos nos moldes da Realidade? Foi pensando assim, que um grupo de 8 alunos do quarto ano de jornalismo da Universidade Imes em São Caetano do Sul produziu como trabalho de conclusão de curso ( TCC), uma revista que inicialmente seria como uma espécie de réplica da Realidade, porque não dizer uma Realidade 2, e teria como título Nova Realidade. Mas, após longas conversas os universitários optaram por mudar essa ideologia, já que assim, a nova revista perderia sua própria identidade.
O grupo apresentou na última terça-feria ( 25), na própria Universidade a pré-estréia do lançamento da Revista Retratos.
A publicação conta com 11 matérias, um perfil, uma crônica e um ensaio fotográfico.
Retratos não será como já foi citado um plágio da Revista Realidade, mas tenta seguir a risca o padrão da extinta. A linguagem literária, editorias não fixas e fotos grandes muitas vezes ocupando até página dupla, são algumas dessas características.
Um dos redatores, Caio Bruno, relata que o grupo tem intenção de levar para frente à idéia de publicação comercial, mas sabem das dificuldades que poderão ser enfrentadas, como por exemplo, verba, já que eles não possuem patrocínio e o custo seria alto, pois o target é classe AB.
Mas se você perdeu o pré-lançamento não perca dia 18 deste mês, (quarta-feira), a partir das 20:00hs na íntegra a Revista Retratos, uma nova Realidade dos fatos.

Kelly Lira

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa.