domingo, 28 de outubro de 2007

Cavalos auxiliam em tratamento de portadores de deficiência




Publicação aborda equoterapia de um novo ângulo

O grupo Flor de Lis formado pelas alunas Adriana Dias, Caroline Terzi, Claudia Cristina, Elaine Boaventura e Luana Teodoro apresentaram para os alunos do 4º ano de jornalismo a revista Equo & Terapia. A apresentação foi realizada no dia 16 e nela foi explicada que a publicação abordará a equoterapia de um modo diferenciado de outras publicações.

Ela será mensal e dará destaque para as técnicas utilizadas, profissionais, praticantes e cavalos. Um dos lugares de tratamento foi o Centro Equoterápico Cidade dos Meninos em Santo André, onde as integrantes entraram em contato com cavalos e conseguiram fontes para a realização do trabalho.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como principal instrumento na terapia trazendo benefícios para pessoas que possuem algum tipo de deficiência. É um tratamento trazido de fora do país, comprovado cientificamente e aprovado pelo Conselho Federal de Medicina há 10 anos.

O cavalo é um animal escolhido para essa terapia, porque se assemelha com o ser humano na vida social e principalmente no caminhar. Que é responsável pelas melhorias dos praticantes e chama-se Movimento Tridimensional que acontece no passo do cavalo. Os estímulos que ele recebe são muitos e atuam diretamente no sistema nervoso central.


Aline Dias Cavalcante

Nenhum comentário: