segunda-feira, 29 de outubro de 2007

SALTO ALTO APENAS FORA DOS CAMPOS


Por Diego Fuzo Garutti

Nos campos, o salto alto ainda caminha a passos curtos em busca de seu espaço. Já nos jornais, sites, revistas, rádios e televisões, as mulheres caminham a passos largos em busca do reconhecimento profissional. Quando se pensa em jornalismo esportivo, se pensa em Milton Neves, Roberto Avallone, Chico Lang, Juca Kfouri, Paulo Vinicius Coelho, Renata Fan, como é? Renata Fan? Sim. As mulheres também fazem parte de nossa imprensa esportiva. Além de Renata, também faz sucesso neste segmento Soninha, Carla Gomes e Marilia Ruiz.

Este tema não passou desapercebido aos olhos da aluna Thalita Aguiar, estudante do quarto ano de graduação em jornalismo. No último dia 16 de outubro, Thalita apresentou sua monografia no auditório da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (IMES).

Em seu trabalho, a aluna mostra casos de sucesso na mídia esportiva, como Cida Santos, Regiane Ritter, Michele Gianella, Mariana Becker dentre outros. Uma das jornalistas entrevistadas por Thalita foi Soninha, da ESPN Brasil. A jovem ainda falou das dificuldades que encontrou na produção de seu trabalho.

A Jornalista conta que esta cansada de ouvir a seguinte frase: “ Uma mulher nunca pode gostar de futebol, não foi feita para isso, mulher é para ficar na cozinha”. Thalita ainda fala que para se manter no meio é preciso impor respeito, mostrar informação e ter competência.

Mulheres no jornalismo esportivo é mais um trabalho acadêmico que pode ser de grande utilidade para pesquisadores e jornalistas em geral. Para encontrar a monografia é só comparecer no IMES, de segunda a sexta-feira, das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 23:00.

Nenhum comentário: