segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Sustentabilidade Ambiental e Mulheres Jornalistas no Esporte são temas de monografia de alunos da Universidade IMES

Apresentações encerram a jornada de exposições dos Trabalhos de Conclusão de Curso em classe


Iniciando as apresentações dos TCCs, na última terça-feira, dia 23 de outubro, a aluna do quarto ano de jornalismo, Thalita Cardoso Aguiar, apresentou a monografia que desenvolveu. O tema abordado por Thalita tem como objetivo desmistificar a inserção da mulher no mundo jornalístico especificamente na área esportiva. A estudante relata que os preconceitos vividos pelas mulheres foram muitos, e que somente a partir da década de 70 é que a classe feminina foi ganhando espaço. No período anterior à década, de acordo com a estudante, o espaço dado a essas profissionais era somente de free lancers.

Para o desenvolvimento do trabalho, Thalita entrevistou seis mulheres jornalistas, e um jogador de futebol atuante. Durante a apresentação, a estudante citou nomes de algumas mulheres que fazem parte do espaço esportivo, entre elas, a jornalista Renata Fan, que se destaca por ancorar uma mesa-redonda de futebol na TV.

De acordo com a estudante a intenção para o trabalho era entrevistar um profissional que tivesse atuado na década do surgimento das atividades dessas mulheres nesse segmento: “Uma das dificuldades que eu tive com as entrevistas é que por eu ter começado a pesquisa seis meses após o prazo que os outros grupos iniciaram, foi um desafio porque calhou de ser bem na época dos Jogos Pan- americanos, e os atletas estavam todos no Rio de Janeiro”, conta a estudante.

Depois de finalizar o trabalho veio a banca: “Senti um alívio total quando acabei já que o prazo era o que mais me preocupava. Antes de ir para a banca fiquei nervosa, achei que não ia saber lidar com a situação, mas depois que eu estava lá, que me fizeram as perguntas e eu sabia responder e lembrava de coisas que eu tinha passado, fui ficando mais calma”, relembra Thalita.

A estudante afirma que o trabalho foi o resultado da admiração que ela tem pelo jornalismo esportivo. Thalita desabafa, mas não perde a esperança: “É um mundo masculino, mas eu sei que é possível reverter a situação e independente do fato deles pensarem que mulher não entende de futebol, eu quero ser uma dessas jornalistas que trabalham com o esporte e posso mostrar que mulher entende das regras e do mundo esportivo sim”.

Em seguida dando continuidade às apresentações, foi a vez da estudante Vanessa Prates, que em sua monografia intitulada “Sustentabilidade Ambiental no Conteúdo Jornalístico” resolveu abordar o tema que vem sendo muito discutido. O objetivo de Vanessa foi a partir da divulgação em massa sobre a sustentabilidade ambiental, analisar matérias jornalísticas a fim de reconhecer o uso do conceito de desenvolvimento sustentável no espaço editorial.


De acordo com a estudante, a forma mais avançada de tratar a ecologia é abordando a questão. Vanessa afirma que neste segmento, as matérias devem ter caráter de orientação aos leitores e caso a informação não seja passada de forma satisfatória, o público para o qual o conteúdo se destina pode não compreender a real intenção do texto. “Para que haja uma informação completa é importante mostrar uma abordagem ampla que leve em conta o desenvolvimento sustentável e as necessidades que o planeta enfrenta, conscientizando a todos de seus papéis em relação à natureza”.


O trabalho de caráter exploratório, apresentou embasamento teórico como pesquisa documental de matérias em periódicos de grande visibilidade como Veja, Isto é e Época, por exemplo.
Caroline Longue Terzi

Nenhum comentário: