segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Nos trilhos do passado



Nada como relembrar o passado e recordar lembranças . A vila de Paranapiacaba é parte da história do ABC e foi criada para ajudar o desenvolvimento da região em meados de 1800. Essa pequena vila era a residência dos trabalhadores da empresa férrea São Paulo Railway.

Hoje, Paranapiacaba está esquecida e abandonada. Os trens que ainda restam estão em condições muito precárias e poucos foram os habitantes que continuaram a morar na vila. Apesar disso, há ainda alguns moradores que se orgulham de ter trabalhado e ainda morar na área, como Milton Miranda que tem três filhos trabalhando na CPTM (Companhia Paulista de Transporte Metropolitano) e Benedito Oliveira Souza, antigo trabalhador da empresa de trens que reclama por seus filhos não terem a chance de fazer parte do quadro de funcionários da empresa.

Essa e outras histórias são parte do documentário produzido pelos alunos de Jornalismo da Universidade Imes, que trata da situação das ferrovias no país, em especial a dessa pequena vila na região do ABC e seus habitantes.

O filme “Estação Final:Paranapiacaba” está em fase de finalização e terá sua estréia oficial em outubro no anfiteatro da universidade.
Cristina Abel

Um comentário:

Anônimo disse...

Hoje, Paranapiacaba está esquecida e abandonada. - não é bem isso, mas vá lá...