sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Do passado ao presente


Por: Déborah Silva

A cidade de Paranapiacaba fica a 50 Km de São Paulo. Hoje, o distrito pertence ao município de Santo André, e será tema do documentário “Estação Final: Paranapiacaba”, trabalho de conclusão de curso dos alunos do 4º ano de jornalismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Imes).

O vídeo traça a história da vila até os dias de hoje. Em 25 minutos e dividido em três blocos são relatadas as histórias de cinco ex-ferroviários. Depoimentos também de um historiador, uma poetisa e de um representante da prefeitura de Santo André.

O grupo composto pelos alunos Diego Fuzo, Renata Sanches, Edson Fonseca, Fernando Pioli e Rafael Akiyama escolheu o tema pela importância da ferrovia, por a cidade conter uma arquitetura diferenciada e pela proximidade do local. Além dos depoimentos, o documentário mostra imagens da vila de Paranapiacaba e faz uma comparação de como o lugar era há alguns anos e como pode ser encontrado atualmente.

Diego Fuzo, um dos produtores conta que o grupo teve dificuldades em encontrar matérias de jornais, imagens de época e moradores dispostos a falar. As condições climáticas da região, também dificultaram as filmagens.

O documentário será lançado em outubro na sede da Universidade, localizada na Avenida Goiás, 3400 – Barcelona – São Caetano do Sul. Mais informações pelo telefone: 4239-3230.

Um comentário:

Anônimo disse...

Paranapiacaba não é cidade. Tirando isso, tá muito bom.