sábado, 15 de setembro de 2007

Vídeo desmistifica história de Paranapiacaba


Thiago Magnani


Com um tema pouco estudado na região do grande ABC paulista, o grupo do 4º ano de jornalismo, “Extreme Films”, apresentou para os estudantes da Universidade IMES em São Caetano do Sul, seu primeiro documentário “Estação Final: Paranapiacaba”, que aborda aspectos históricos e sociais desta pequena vila que hoje é distrito da cidade de Santo André.

Para os produtores do filme, o trabalho é uma grande oportunidade de conhecer a história de Paranapiacaba e sua situação atual. Serviram como fontes de pesquisa, historiadores, representantes da comunidade e da prefeitura de Santo Andre, artistas do local que souberam como poucos retratar está simpática vila ex-ferroviários. É importante ressaltar que a Ferrovia deste distrito, hoje praticamente inutilizada, serve como fio condutor de todo o documentário.

Diversas foram as dificuldades encontradas pelo grupo para a produção do filme, como por exemplo as condições climáticas, pois Paranapiacaba é um local onde existe muita neblina por estar próximo da serra do mar. A falta de imagens e matérias de jornais de décadas passadas, e a falta de moradores dispostos a dar entrevistas também dificultou o trabalho da equipe de futuros jornalistas.

“Estação Final: Paranapiacaba”, um importante documento que desmistifica a relação dos moradores com a ferrovia e servirá como referência para futuras pesquisas desta vila que já é considerada um patrimônio histórico do Brasil.

Mais informações:

Produção: Extreme Films – estacaofinal@yahoo.com.br

Integrantes: Renata Sanches, Diego Fuzo, Fernando Pioli e Rafael Akiyama

Serviço:

Universidade IMES

Endereço: Av.Goiás, 3400

Bairro Barcelona

S.C.Sul

Tel:.4239-3230

Um comentário:

Anônimo disse...

Embora um pouco atrasado, bem texto!