sábado, 29 de setembro de 2007

Revista sob um novo olhar

Matérias aprofundadas fazem de Retratos uma nova opção de leitura

Retratos. Esse é o nome dado pelos alunos do 4º ano da Universidade Imes para seu projeto experimental, que consiste em uma revista. Na terça 25, em coletiva na própria Universidade, o grupo mostrou uma sinopse da Revista Retratos, que conta com doze matérias, alem de crônica, perfil e ensaio fotográfico.

A proposta dos idealizadores é trazer para o leitor, que já está acostumado a ler notícias cada vez mais rápidas e abordadas de forma superficial devido ao furo jornalístico, uma nova opção de leitura. A revista possui como característica de publicação o jornalismo literário, que envolve o leitor na reportagem e o gonzo jornalismo, que é o texto onde o escritor vivencia os fatos e apresenta seu ponto de vista.

O grupo formado por Caio Bruno, Carla Quintino, João Rodrigo Brasiliense, Marcus Oliveira, Philipe Kawakami, Renata Cataruzzi, Rodolpho Salles e Silvia Dalpicolo foi questionado sobre a escolha de pauta e disse que todos trouxeram levantamentos de assuntos distintos. A seleção de pauta resultou em matérias que estão divididas em mitologia, religião, circo, pirataria entre outros.

De uma maneira detalhada e aprofundada, que também é o grande diferencial da revista, Retratos traz como capa a rotina dos garotos de programa. Além disso, uma das reportagens também mostra o incomum, é o caso da matéria sobre necromaquiadores, que relata a história de profissionais que maquiam mortos para o funeral.

A Revista Retratos que é o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do grupo, será lançada em outubro e conta também com fotos de grande destaque que tem como finalidade ajudar o leitor a compreender a matéria e fazer com esta não seja cansativa.

Danielle Busatto

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom texto, mas poderia ter usado fonte primária...