sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Retratos de uma revista

Grupo desenvolve projeto inovador e ousado
Com um projeto inovador e ousado, o grupo formado pelos alunos, Caio Bruno, Marcus Vinícius, Rodolpho Salles, João Rodrigo Brasiliense, Philipe Kawakami, Renata Cattaruzzi, Silvia Dalpicolo e Carla Quintino, desenvolveu uma revista inspirada na revista Realidade.

A revista chama-se Retratos e é composta de 13 editorias, com 10 matérias, um ensaio fotográfico, um perfil e uma crônica. As editorias não são fixas e varia de acordo com cada edição.

Outras características da revista é que o público-alvo são as classes A e B, tem periodicidade mensal, é composta de 106 páginas e é feita com o jornalismo literário. Um dos idealizadores, Marcus Vinícius, explica como são as matérias: “As matérias são voltadas para o lado humano e as fotos são explicativas”.

A proposta inicial era fazer um periódico igual à Realidade, mas depois da pré-banca, o grupo aceitou os conselhos dados pelos professores avaliadores e trocou o nome, mas continuou com o projeto semelhante à antiga revista.

Quando questionados sobre as dificuldades enfrentadas, os jovens contam que selecionar as pautas que iriam compor a matéria, as entrevistas com as fontes que moram em outros estados, conciliar a agenda dos integrantes com o TCC e fazer a diagramação foi a parte mais complicada.

Sobre a diagramação, os integrantes relatam que fizeram tudo sozinho e encontraram dificuldades, pois ninguém tinha domínio dos programas utilizados. Segundo o integrante Caio Bruno a diagramação foi na “raça”.

O lançamento da revista será no mês de outubro na Universidade IMES em São Caetano do Sul.
Luana Teodoro

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal!