terça-feira, 18 de setembro de 2007

Prisão, será ou não?

Você já se perguntou do que se trata o tema clausura? Foi assim Leandro Amaral iniciou na última terça, dia 11, a Coletiva de Imprensa que apresenta o trabalho de conclusão de curso sobre a clausura religiosa
A equipe de trabalho soma oito jornalistas cheios de história para contar sobre as experiências vindouras dessa atividade que exerceram nos meses que se passaram. O grupo explica que os veículos de comunicação sempre abordam o tema de maneira restrita, focando apenas uma religião. E dessa forma o grupo resolveu fazer uma série de reportagens que aprofundem o assunto e abra o “leque de opções” religiosas que usam da prática da clausura.
Para isso foi preciso três pesquisas para definir o trabalho:
- Levantamento de todas as religiões do mundo.
- Definir quantas quais as religiões que possuem clausura.
- Quais dessas que possuem recolhimento com representatividade no país.
O resultado da pesquisa peneirou 6 religiões: Catolicismo, Anglicanismo, Hinduísmo, Budismo, Ortodoxismo, e o Candomblé.
Dentre as dificuldades encontradas os jornalistas citaram a distância em que se submeteram ir em busca de entrevistados, descobrir quais as religiões que iam trabalhar e definir o que era, de fato, religião.Foram 29 o número de pessoas entrevistadas, dentre profissionais e especialistas. Eles relatam suas experiências, para algumas personalidades positiva para outros não muito. O TCC leva o título de “Do outro lado do muro” terá apresentação final na segunda quinzena de outubro na Universidade Imes, vale a pena conferir.
Elaine Boaventura

Um comentário:

Anônimo disse...

Texto enxuto, mas faltou fonte primária.