segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Paranapiacaba: A vila esquecida


Danielle Busatto


Um grupo de futuros jornalistas da Universidade de São Caetano do Sul, apresentou nesta última terça-feira, 04 de setembro, uma prévia do seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O projeto é um vídeo-documentário e abordará a história da ferrovia no Brasil com enfoque na Vila de Paranapiacaba.

A vila que pertence ao município de Santo André e que está esquecida após a decadência da ferrovia brasileira, hoje funciona como ponto turístico. Os idealizadores do trabalho Renata Sanches, Diego Fuzo, Fernando Pioli, Rafael Akiyama e Edson Fonseca falam que o filme é composto por histórias de moradores que sofrem com a ausência da ferrovia.

Intitulado “Estação Final: Paranapiacaba” o documentário será dividido em três blocos e contará com nove depoentes, dos quais cinco são ex-ferroviários, além de um historiador e representantes da comunidade. Mostrará também imagens antigas mescladas com imagens atuais da estação, onde pode ser feita a comparação do local.

Segundo Diego, um dos produtores, os moradores sentam saudade da ferrovia e dos bens que esta trazia para a vila, que se sente abandonada após a privatização. Mas o objetivo do vídeo é mostrar o estado precário da ferrovia no Brasil.

Para os alunos a neblina foi uma das principais dificuldades no momento da gravação, além de moradores dispostos a falar.
O vídeo-documentário será transmitido na íntegra no mês de outubro na própria Universidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom, sem críticas, parabéns!