segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Lembranças de Paranapiacaba


Por Rafael Lopes


Na última terça-feira, dia 4 de setembro, alunos do último ano do curso de jornalismo, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Imes) apresentaram uma prévia do documentário Estação Final: Paranapiacaba. Produzido por Diego Garutti, Renata Sanches, Fernando Pioli, Rafael Akiyama e Edson Fonseca, o projeto pretende mostrar a história e a importância da vila de Paranapiacaba, pertencente ao município de Santo André, e fazer uma comparação com seu estado de conservação atual após sua privatização.

O vídeo tem duração de 25 minutos e é dividido em três blocos, os quais traz, ao todo, nove personagens-depoentes como Milton Miranda e Benedito de Oliveira Souza, ambos ex-ferroviários e José Calazans, de 83 anos, o morador mais antigo de Paranapiacaba. Além de um historiador, dando detalhes sobre a vila e a ferrovia brasileira.

De acordo com Diego, um dos produtores, as maiores dificuldades para a gravação do projeto foram a neblina constante na região e a colaboração de alguns moradores em registrar seu depoimento. Ele ainda ressalta a situação gritante de abandono da ferrovia e da vila de Paranapiacaba, mesmo sendo usada como ponto turístico.
Para os interessados em conferir o resultado do trabalho, o documentário tem previsão de estréia para o mês de outubro e será exibido na própria universidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vírgula indevida no primeiro parágrafo.
os quais traz - concordância.
Belo texto!