terça-feira, 18 de setembro de 2007

Clausura na religião brasileira

Aline Dias

Um novo olhar sobre clausura é abordada em TCC


Segundo o Novo Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa, clausura significa recinto fechado; estado ou condição de quem não pode sair do claustro; reclusão conceitual; vida retirada; reclusa; reclusão. A Clausura religiosa é o tema abordado na série de reportagens especiais “Do outro lado do muro – A clausura nas religiões” feito pelos alunos Aline Teixeira, Danilo Gonçalves, Karin Dalle, Kelly Lira, Larissa Florêncio, Leandro Amaral, Rafael Munhoz e Tiago Dias. Eles abordam o tema de um modo nunca visto.

No início da apresentação, o integrante Leandro começou perguntando aos presentes o que significava clausura; os questionados responderam cada um com sua visão. Claustro é o símbolo mais concreto da opção religiosa, do afastamento dos atrativos da vida mundana. Ele foi concebido para ser o centro das atividades de um mosteiro (ou outro segmento), o espaço essencialmente consagrado á educação de seus integrantes.

A série será divididas em cinco capítulos com relatos de representantes de cada religião/ segmento com recolhimento no país. De acordo com a pesquisa dos integrantes existem seis religiões com clausura no Brasil; catolicismo, anglicanismo, hunduísmo, budismo, ortodoxismo e candomblé. Leandro explicou sobre a escolha da mídia (rádio) que transmite emoção e pela viabilidade de trabalho.

2 comentários:

Alininha Cavalcantee disse...

Cadê minha foto, de novo!

Anônimo disse...

Sobre a foto, veja com o Caio. Sobre o texto, tá curtinho, poderia ter aprofundado um pouco mais. Dica: use sempre verbo nos títulos, dá mais impacto.