quarta-feira, 27 de agosto de 2008

No futebol, a beleza plástica sem violência


Seria mais um típico texto de futebol, se um leitor desavisado começasse a entender o texto apenas pelo titulo aqui descrito.O texto publicado neste blog irá mais além dos campos de futebol. No ultimo dia 21 de Agosto, foram apresentados três temas de TCC que serão apresentados em Outubro pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul- USCS.


Primeiramente esteve em discussão a monografia apresentada pela aluna Edilma Rodrigues que em seus estudos verificou como a mídia trata os atos de violência contra as mulheres. Em sua pesquisa que teve como foco principal a analise de noticias durante 90 dias, a aluna verificou a diferença de tratamento e discussão sobre o assunto por dois importantes jornais como “Folha de São Paulo” e “Diário de São Paulo”.Segundo Edilma o papel do jornalista vai mais além da publicação de noticias sobre o assunto em questão.”O papel do jornalista está relacionado à construção social”, acredita a aluna que vê no trabalho dos jornalistas a importância das checagens e questionamentos das noticias que estão sendo publicadas diariamente, afinal, são através delas que a sociedade fica informada.


Falando sobre futebol de várzea o aluno Luiz Prudêncio Júnior, apresentou em formato de vídeo seu trabalho que foi apresentado em 2007.Com o foco de mostrar como é o relacionamento dos admiradores de tal pratica em questão no vídeo, o aluno destaca que é necessário dedicação para manter o futebol de várzea vivo.


Finalizando a noite, a aluna Diana Nakamura apresentou seu tema que será defendido em forma de monografia: “Informação ou Persuasão: Revista Plástica e Beleza”.A aluna destaca que na revista analisada não existe informação sobre o tema cirurgia plástica, para a aluna não é feito um verdadeiro jornalismo, “O que se vê é a divulgação de clinicas e facilidades sobre como e onde fazer a plástica”, acredita a aluna que analisou precisamente os textos da publicação e constatou que para a revista não existe fato informativo sobre os prós e contras de uma cirurgia plástica.
Todos os palestrantes participaram de um pequeno debate com os colegas de sala para em conjunto analisarem os temas e abordagens sobre respectivos assuntos apresentados.

(Ricardo Ribeiro)

Um comentário:

Anônimo disse...

Cuidado com a repetição de palavras...
Nome de mês em maiúscula, só no português de Portugal...
Veja pontuação do segundo parágrafo.
Nome correto do jornal: Folha de S.Paulo.
Olhe quantas vezes usou o verbo "apresentar" - busque sinônimos.