segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Trabalho de monografia alerta sobre a violência contra a mulher






Roberto Suga


O trabalho de monografia voltado à maneira como a imprensa retrata a violência contra a mulher, realizado pela aluna do 4º ano de Jornalismo da Universidade de São Caetano do Sul – USCS, Edilma Rodrigues, foi apresentado na última quinta-feira (21) em uma das salas de aulas do prédio de Comunicação da mesma instituição. O levantamento parcial dos dados durou cerca de três meses e avaliou as notícias publicadas pelos jornais Folha de São Paulo e Diário de São Paulo sobre violência de gênero.


O foco do projeto é compreender quais são os critérios de noticiabilidade usados pelos veículos e se realmente o jornalismo desse gênero cumpre a sua função social. “Na verdade, a pesquisa mais interroga do que esclarece, pois um dos objetivos é fomentar discussão e reflexão, especialmente entre os futuros formadores de opinião e nas universidades”, explica Edilma.


Ao longo da pesquisa, a estudante teve uma percepção negativa com relação ao conteúdo das matérias em ambos os jornais. Segundo ela, os textos são inconsistentes, superficiais e, até mesmo, sem fundamento. “Percebi que, para estes temas, a imprensa lida muito com o achismo. Em certas publicações não há certeza nos fatos. A superficialidade e falta de ouvir e expor os dois lados da moeda é muito grande”, afirma Edilma, que frisou inúmeras vezes, que vivemos arraigados em uma sociedade puramente machista.


Em outro ponto do estudo, os números são alarmantes. Em 2003, 63 mil mulheres foram assassinadas no planeta, quantidade que se torna irrisória se comparada aos 4.295 soldados americanos mortos, em cinco anos, na guerra do Iraque.


A universitária finalizou a apresentação com a seguinte declaração: “Além da violência física, as mulheres sofrem com as agressões verbais e psicológicas, que são a violação dos direitos essenciais do ser humano. Temos nos unir para acabar ou minimizar essa situação, não apenas no Brasil, mas no mundo”.


Nenhum comentário: