quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Assessoria de Comunicação em grande estilo



Universidade de São Caetano do Sul recebe dois grandes nomes do jornalismo esportivo nacional, para uma apresentação muito esperada pelos estudantes de jornalismo.

No último dia 26 de agosto de 2008, o jornalista Paulo Vinícius Coelho e também Alexandre Lozetti, participaram de um debate em grande estilo com o professor da universidade e organizador do evento, Arquimedes Pessoni. Paulo, mais conhecido no meio esportivo como PVC, trabalha no canal de esportes ESPN Brasil, e Alexandre Lozetti, no jornal Lance.

O principal assunto abordado foi a Assessoria de Imprensa no meio esportivo, mais precisamente no futebol. Alexandre fez questão de destacar os “dois lados da moeda”; citou um exemplo de um caso positivo em que o assessor faz seu trabalho de maneira adequada e também uma negativa, em que ele tem o poder de destruir uma matéria, ou melhor, não colaborar e criar empecilhos.

Ambos deixaram claro que não têm total domínio em relatar a visão de um assessor, até porque eles não são assessores efetivamente, mas o que já viveram já vale e muito, pois lidam diariamente com assessores, embora não sejam tecnicamente. PVC citou alguns nomes de assessores competentes e que ele mesmo tem confiança. Os profisisonais ruins tanto ele quanto Alexandre, preferiram não comentar.

Os convidados deixaram claro em todo o tempo, que a função de um bom repórter, um bom jornalista, é sempre apurar os fatos, ter caráter e ser crítico. Os erros com certeza podem aparecer, mas segundo PVC, se o jornalista errar sem intenção não há o menor problema, afinal, todos são seres humanos e sujeitos a equívocos; mas o problema está no ato de agir; muitos erram e agem de má fé, propositalmente.

Para PVC, essa troca de experiências através de um debate com alunos é de extrema importância para ambas as partes.


ROBSON EDUARDO PACHECO REBECHI

Nenhum comentário: