segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Informar ou Persuadir? Impor ou Expor?



Roberto Suga


Em meio há um emaranhado de publicações que abordam o tema de saúde, beleza e estética da mulher, e que mostram algumas fórmulas “milagrosas” para o tão sonhado corpo perfeito, a aluna do 4º ano do curso de Jornalismo da Universidade de São Caetano do Sul – USCS, Diana Nakamura, optou por levantar e defender a tese de que revistas desse gênero são meramente produtos de marketing e propaganda. Para isso, escolheu a revista Plástica e Beleza, da editora United Magazines, para ser o produto de análise de sua monografia. A apresentação aconteceu na última quinta-feira (21), às 21h, no prédio de Comunicação da mesma instituição onde estuda. O foco baseia-se no conteúdo dessas publicações, que segundo ela, apresentam uma realidade inexistente à mulher.


Na pesquisa, foram avaliadas 12 edições da revista e comprovado que, em cada uma delas, o que mais predomina é a redundância nas matérias e a ausência de conteúdo jornalístico. “Essas revistas induzem abertamente os leitores a consumirem os produtos e serviços ali publicados. Não há qualidade jornalística. O que está explícito é a propaganda e venda de produtos de beleza e estética”, afirma Diana, que não pôde deixar de expor o grande uso de termos hilários, como “passe a borracha nos defeitos” e “a barriga encolheu”.


O trabalho tem a finalidade de levantar até que ponto essas revistas informam ou persuadem o público-alvo. Segundo a estudante, o tipo de comunicação adotada pelo veículo é uma de suas mais fortes armas de convencimento. Textos intimistas, de fácil compreensão e totalmente conectados a linguagem do leitor fazem com que as pessoas acreditem que estão sendo ajudadas com conselhos e dicas de suas amigas mais próximas. “O que vemos hoje é a sobreposição no inconsciente coletivo da imagem de mulheres “perfeitas” e de um padrão de beleza incomum. Isso tem causado um desastre na personalidade das pessoas que não possuem o biótipo da moda “, acrescenta Diana.

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