sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Monografia expõe repercussão sobre o acidente do voô 3054 nas duas maiores revistas do Brasil

Por Talita Scotto

A apresentação da aluna do 4º ano de jornalismo, Alice Auler Galoppi, cujo tema de monografia é "O sensacionalismo e o acidente do vôo 3054 da TAM retratado na Veja e Época", ocorreu na última quinta-feira, dia 28, na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

A aluna iniciou o assunto com uma breve exposição sobre jornalismo de revista. Mostrou a relação da foto com o texto, as características de ambos, o formato e, também, sobre a repercussão que a barriga causa na mídia. A escolha pelas publicações, segundo a estudante, foi devido a boa cobertura jornalística. "Foram as revistas que mais divulgaram o assunto na época. As duas possuem maior tiragem no Brasil", diz.

Embora Alice tenha feito uma breve apresentação, alguns dados já foram levantados pela universitária junto a Cenipa (Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). "Só em 2007 foram registrados 97 acidentes aéreos em todo o País, o mais conhecido foi a colisão com o prédio da TAM, em julho do ano passado. Em 2006 foram 64 e só este ano já aconteceram 22", explica a estudante que, está em fase de análise de conteúdo. "Estou me aprofundando no tema agora. Será observado o contexto das reportagens, fotos e abordagens. Nas matérias sobre a tragédia, foram editadas imagens, gráficos, capa e recursos editoriais que influenciam na leitura e na concepção da notícia. Tudo isso será comentado no trabalho", conta Alice que, não busca questionamentos no TCC. "Será uma pesquisa exploratória que consiste em levantar estudos, conhecimentos e dados sem o propósito de trazer respostas finais ou provar hipóteses", finaliza. A banca final de avaliação está prevista para outubro.

Um comentário:

Anônimo disse...

bom texto!