terça-feira, 19 de agosto de 2008

Ex-alunos da USCS promovem debate sobre TCC


Ex-alunos da USCS promovem debate sobre TCCOs ex-estudantes de jornalismo, Eduardo Chaves e Débora Silva, realizaram no dia 14 de agosto, às 19h20, um debate sobre o produto final do TCC. O evento que aconteceu na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), reuniu cerca de 60 estudantes do último ano de jornalismo.


Formados em 2007, Eduardo e Débora apresentaram a revista Bem Viver – Saúde e Equilíbrio da Mulher, dirigida para o público feminino A e B, com tiragem mensal de 76 páginas. “Os assuntos abordados são sobre saúde tanto física quanto mental e qualidade de vida”, esclarecem.


Segundo eles, não existe no mercado proposta de trabalho igual a que propuseram. “Nosso objetivo foi fazer uma revista para a mulher moderna, que trabalha, tem família e quer saber sobre estes temas. Nosso diferencial é mostramos como o público feminino deve ser, sem utilizar dicas e verbo no imperativo”.


Os ex-alunos afirmam que fizeram uma pesquisa para desenvolver o projeto. “Entramos no site da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e vimos que verde significa saúde e roxo sensualidade. Além disso, analisamos que o branco dá a sensação de conforto”.


Os desafios encontrados pelo grupo foram conciliar texto e imagem, à escolha dos nomes para as editorias e o próprio nome da revista. “Tínhamos escolhido o título Perfil, mas na pré-banca os professores avaliaram e disseram que não tinha nada haver com os assuntos empregados”.


Na banca final, os componentes tiraram nota 10 e foram aclamados com louvor. “Os professores nos parabenizaram por todo o conteúdo encontrado no trabalho e pela nossa proposta. A única falha foi que o nome de uma editoria estava na página errada, coisa que não tínhamos percebido”.


Ao término da apresentação, os alunos fizeram diversos questionamentos sobre o dia da banca final e como estava a carreira de Eduardo e Débora.


ANA CAROLINA SONA MARTINS

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom texto, mas repete a fórmula de frase+cometário. Tente ousar no formato. Reveja uso indevido de aspas antes e depois de ponto final.

Eduardo Chaves disse...

Olá Ana,

Tudo bom contigo?
Parabéns pelo texto viu. Acredito que você tenha conseguido pegar vários toques bacanas sobre a nossa apresentação.

Mas é importante fazer uma ressalva, sobre o lance da ESPM. Nós não entramos no site, mesmo porque desta forma não teríamos como comprovar na bibliografia os apontamentos necessários. O que nós fizemos foi comprar mesmo uma publicação desta universidade, e em uma edição especial eles falaram apenas de Design.

Infelizmente eu não tenho a revista aqui comigo, acredito que tenha ficado com a Déborah, mas lá, nos artigos dos professores convidados, eles disseram através de pesquisas realizadas que as formas arredondadas chamavam mais a atenção das mulheres. E isso ficou muito forte em nós. Decidimos desenvolver o nosso projeto gráfico sobre este aspecto e tivemos bons resultados.

A questão das cores é outro ponto. Nós usamos alguns livros que a própria professora Lideli recomendou no primeiro ano da faculdade.

Uma dica: USE MTA BIBLIOGRAFIA. Aí o trabalho não vai ter erro. Ok? Rsrsrs..

Abração e qq coisa conte com a gente!