quarta-feira, 17 de setembro de 2008

matéria sem título

Nesta última quinta feira (13) o grupo “Os Chapas”, formado por quatro alunos do quarto ano de jornalismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), apresentaram na sala do 4° ano de jornalismo uma palestra sobre a vida dos caminhoneiros autônomos brasileiros.

Entre os temas discutidos, estavam a rotina solitária dos motoristas, a saudade da família, as péssimas condições de trabalho, a alta jornada de trabalho e os baixos fretes que recebem.
O grupo aproveitou para ressaltar que, ao contrário da visão romântica produzida pela Globo, através do seriado Carga Pesada (que mostra uma dupla de caminhoneiros que sempre se encontram com outros diversos personagens) a rotina dos motoristas quase sempre é extremamente solitária - algumas viagens obrigam os motorista a ficarem até 90 dias fora de casa.

Foi ressaltada ainda a importância deste profissionais que são responsáveis pelo transporte de quase todo o tipo de produto no Brasil - uma vez que linhas ferroviárias e outros meios de transporte são precários ou inexistentes.

A palestra surpreendeu alguns expectadores, que admitiram nunca ter parado para pensar sobre a importância dos caminhoneiros em suas vidas.

O circuito de palestras da USCS terá continuidade nesta quinta-feira (18) à 17:30, na sala de 4° ano de jornalismo - Campus I

JUSSARA NUNES DE OLIVEIRA

Um comentário:

Anônimo disse...

O grupo apresentaram?
Cadê o titulo?
expectadores/espectadores
Quem são os autores?
Não há falas dos entrevistados?