quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Alunos mostram a vida de caminhoneiros e literatura de cordel como trabalhos em Universidade





Alunos da Universidade USCS (Universidade de São Caetano do Sul) produzem trabalhos de conclusão de curso que serão apresentados em outubro.

Serão apresentados 2 trabalhos, um do grupo “Os Chapas”, composto pelos alunos Ana Paula Serpa, Ewerton Ferrari, Juliana Buscariol e Marcela Baptista, que abordará a vida de caminhoneiros em um radio documentário, onde serão destacados pontos como as viagens., a rotina, saudades, e salários de maneira emotiva. Um caminhoneiro pode passar até 90 dias longe de casa em viagens, correndo riscos nas estradas, como o roubo de carga, acidentes de transito e prostituição nas estradas.

A escolha do tema se deve importância que estes profissionais tem com a economia Brasileira, sendo responsáveis pelo transporte de 65% de toda a carga do país,além de quererem mostrar que a má fama que a sociedade tem dos caminhoneiros muitas vezes são apenas pré julgamentos e que podem ser diferentes.

Outro trabalho foi exposto refere-se a literatura de cordel, no livro reportagem intitulado “Viagem pelo cordel nos braços do Brasil”, os alunos Adriana Cattelani, Juliana Dias, Ricardo Ribeiro e Sarah Galvano analisam a literatura de cordel no Brasil, e contam a influencia que esta literatura tem no nordeste, tornando-se até mesmo uma fonte de informação confiável aos sertanejos.

Para outras informações sobre algum dos trabalhos, eles serão apresentados na integra em outubro na própria universidade.

Inara Jack

Um comentário:

Anônimo disse...

Conseguiu boa fusão de textos, mas poderia usar citações diretas dadas nas coletivas. Há problemas de pontuação, uso de maiúscula/minúscula e grafia que devem ser corrigidos.